29° Bienal Internacional de Artes de São Paulo


Um novo sopro revigorante, a julgar pela identidade visual do cartaz (vídeos 1 e 2) divulgado para a Bienal deste ano, trará novidades e promete agitar o mundo das artes em São Paulo.
Criado pela nova área de design da Fundação, encabeçada por André Stolarsky, o cartaz utiliza a frase-conceito: "Há sempre um copo de mar para um homem navegar" - título da mostra - da obra "Invenção de Orfeu"(1952), do poeta alagoano Jorge de Lima.

O evento será realizado de 25 de setembro a 12 de dezembro de 2010 no Pavilhão da Bienal do Parque 
Ibirapuera e terá dimensão três vezes maior que o de 2008. Com orçamento de R$ 30 mi, 145 participantes e a julgar pela iniciativa e primeiras notícias, espera-se um grande evento para esta edição. 
A mostra que chegou a ser adiada para 2011, devido às crises institucional e financeira que vinha enfrentando, parece dar mostras que pretende se reerguer. Uma instituição que vinha gastando mais do que arreacadava e acumulava dívidas com fornecedores, e também em empréstimos, precisa dar passos mais acertivos e contar com uma estrutura mais profissional em sua gestão. As escolhas feitas na substituições de funções primordiais demonstram que já se caminha nessa direção.


A intenção é pôr seus visitantes em contato com a política da arte. Segundo palavras da própria instituição a "29ª Bienal de São Paulo está ancorada na ideia de que é impossível separar a arte da política. Essa impossibilidade se expressa no fato de que a arte, por meios que lhes são próprios, é capaz de interromper as coordenadas sensoriais com que entendemos e habitamos o mundo, inserindo nele temas e atitudes que ali não cabiam e tornando-o, assim, diferente e mais largo". 
Pode-se ver a própria temática e argumentos que definem os rumos dessa empreita no site oficial da fundação bienal de são paulo, bem como a lista oficial de artistas, calendário programado das atividades e horários de funcionamento.  


Comentários