A surpreendente arte cerâmica coreana


Um dos trabalhos da artista Yee Sookyung com cacos de cerâmica, epóxi e folhas de ouro e que impressionam pelo resultado 

A mostra 'O Espectro Diverso', que cobre os 600 anos da cerâmica coreana, conta a história dessa arte por meio de 70 peças.

O Masp traça essa história nesta incrível exposição, que fica em cartaz até novembro de 2012. São peças que representam o desenvolvimento da arte desde o século 14 até os dias atuais. Uma das principais expressões artísticas da Ásia, a cerâmica foi usada como plataforma para exprimir ideias de artistas coreanos por 600 anos.

A garrafa em formato de fardo de arroz pertencente à dinastia Joseon, do século 15, é uma cerâmica
 no estilo Buncheong e possui um desenho de peixes em baixo relevo 
Diferentes dinastias influenciaram a produção de peças de cerâmica. Antes usada apenas pela realeza, a porcelana branca teve a sua época de ouro durante as dinastia Goryeo (918-1392) e Joseon (1392-1910), quando o material começou a ser usado pela população em geral em suas casas.
Heagyeong Lee, do Museu Nacional da Coreia, selecionou 70 obras para integrar a mostra, que comemora, também, os 50 anos da imigração coreana aqui no Brasil. 
Jarra da dinastia Joseon, século 17, porcelana branca com desenho de dragões e nuvens e camada inferior de tinta marrom ferroso 
Um dos destaques da exposição é o vaso da lua, obra de valor inestimável e que representa bem o estilo coreano de fazer cerâmica. A peça é batizada por causa de seu formato arredondado e por ser de um branco puro.


Depois de viajar pelos EUA, as peças são exibidas pela primeira vez no Brasil. E não espere ver somente recipientes bonitos e elegantes. O ponto alto da exposição é justamente o percurso que se faz entre o velho e o novo, percebendo as técnicas e os materiais utilizados e suas nuances. O contraponto entre a cerâmica tradicional - que traz a história de um povo e de sua arte - e as experimentações de artistas contemporâneos que se utilizam da cerâmica para criar obras de efeito, são atrativos muito interessantes numa bela mostra que pode tanto surpreender quanto encantar.    
O Porto 101120, de Cheong Kuang ho, (2007)

Obra de  Yee Sookyung
Segundo o curador do Masp, Teixeira Coelho, no texto de apresentação de abertura da mostra: “A criação de recipientes em cerâmica é um dos mais antigos modos de unir a funcionalidade dos objetos aos mais elevados princípios estéticos e filosóficos”. Princípios que marcam seis séculos de produção, desde os primeiros utensílios decorados com dragões até obras como a de Sang Ho.

"Envoltório" (2009), de Shin Sang ho, é feito de cerâmica esmaltada



Serviço:

O Espectro Diverso - 600 anos de Cerâmica Coreana


Data: até 25 de novembro de 2012.
Horário: terça a domingo, das 11h às 18h; quinta, das 11h às 20h.
Local: Museu de Arte de São Paulo (Masp).
End.: Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista.
Preço: R$ 15, grátis às terças.
Tel.: (11) 3251-5644.
www.masp.art.br

Comentários